Adulto se comporta melhor com ursinho de pelúcia por perto

Que os bichinhos de pelúcia são grandes companheiros das crianças nós já sabemos, mas você sabia que os adultos se comportam melhor com ursinhos de pelúcia por perto? Foi o que mostrou um estudo publicado no Harvard Business Review: os adultos tendem a trapacear menos e exibir comportamentos mais “pró-sociais” quando estão diante de objetos que remetam à infância, como ursos de pelúcia.

O estudo foi conduzido pelas pesquisadoras Sreedhari Desai e Francesca Gino, que submeteram voluntários a vários testes. Em um deles, um dos participantes podia controlar quanto dinheiro os outros ganhariam, podendo este ganhar mais dinheiro se mentisse. Metade dos voluntários foi colocada em uma sala com brinquedos, e o resultado foi o seguinte: eles mentiram menos e foram mais generosos do que o grupo de controle. O total de “trapaceiros” caiu quase 20%.

De acordo com as pesquisadoras, a hipótese está centrada no conceito de pureza. Objetos associados à infância ativam inconscientemente a noção de bondade, fazendo com que os adultos não queiram contaminar este estado puro. Elas concluem que não é apenas uma criança que faz com que sentimentos bons sejam gerados, mas também a ideia da criança.

Compartilhe este post

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on email